Voltar

Telhas de Chocolate

Por SC Serviços

INGREDIENTES

  • 2 colheres (sopa) de açúcar (24 g)
  • 2 colheres (sopa) de água (30 ml)
  • 80 g de castanha de caju sem sal
  • 350 g de Chocolate ao Leite Unique Harald -  Brasil 35% de Cacau ou Chocolate Branco Unique Harald -  Brasil 35% de Cacau

MODO DE PREPARO

Primeiro, faça o crocante: misture o açúcar com a água em uma panela pequena. Ligue o fogo e deixe ferver, sem mexer, por 2 minutos. Acrescente a castanha de caju e mexa vigorosamente, até o açúcar cristalizar e formar uma camada esbranquiçada nas castanhas. Passe-as para uma assadeira e leve ao forno médio pré-aquecido a 180oC , por cerca de 20 minutos ou até as castanhas ficarem douradas. Deixe esfriar e bata o crocante em um processador de alimentos ou no liquidificador até obter uma farofa grossa.

Corte tiras de papel-manteiga de cerca de 7 cm de largura.

Derreta e tempere e o chocolate: coloque o Unique 35% em uma tigela refratária e leve ao micro-ondas, na potência 50%, mexendo a cada 30 segundos, até que derreta completamente e atinja temperatura entre 53/55 0C.  Faça a têmpera: resfrie o chocolate gradualmente, movimentando-o com uma espátula, até que atinja a temperatura de 310C (use um banho-maria frio ou movimente o chocolate sobre uma pedra mármore limpa e bem seca). Misture o crocante ao chocolate temperado.

Com a ajuda de 2 colheres de café, despeje pequenas porções sobre as tiras de papel-manteiga deixando um espaço de 3 cm entre elas. Com as costas da colher, espalhe as porções sobre o papel, formando círculos.

Pegue as tiras de papel-manteiga com as pontas dos dedos e dê leves batidas sobre a mesa para o chocolate se espalhar sobre o papel.

Coloque as tiras sobre rolos de massa (caso não tenha mais de um rolo, pode usar garrafas, por exemplo) e leve para a geladeira por 10 minutos ou até endurecerem. Descole cuidadosamente as telhas do papel-manteiga e aplique-as ou guarde-as em caixinhas de acetato.

Dica: essa receita tem validade de 2 meses, desde que seja estocada em embalagens bem fechadas, conforme recomendado acima, para evitar murchar o crocante.

VOLTAR AO TOPO